Veja tudo que você precisa saber para preparar seus alunos nessa reta final

Com a proximidade do ENEM, o  nervosismo e as preocupações dos alunos crescem dia após dia. Nesse momento, o papel dos professores e gestores escolares é participar da preparação dos estudantes, mostrando na teoria e, principalmente, na prática, tudo que eles irão enfrentar em Novembro.

Vamos mostrar o que você precisa saber para desmistificar a prova do ENEM para os alunos, além de fornecer informações e oportunidades valiosas para prepará-los e orientá-los para o grande dia. Vamos lá? 

 

Encontre tudo sobre:

 

 

 

 

 

 

 

 

Estrutura da prova do ENEM

As avaliações em larga escala, como é o caso do ENEM, nos dão a possibilidade de medir o desempenho dos estudantes em uma determinada situação.

Os itens utilizados nas avaliações podem ser de dois tipos: de resposta livre ou de resposta objetiva

Nosso interesse, neste momento, é o item ENEM, ou seja, aquele de resposta objetiva (múltipla escolha).

O item é estruturado contemplando, geralmente, uma habilidade da Matriz de Referência elaborada pelo Ministério da Educação. Além disso, ele deve evitar a indução ao erro e conter, através de contextualização, uma situação-problema.

Todos os itens contêm três partes:

  1. Texto-base: motiva ou compõe a situação-problema a ser formulada no item a partir da utilização de textos verbais e/ou não verbais.
  2. Enunciado: não deve apresentar informações adicionais ou complementares ao texto-base.
  3. Alternativas: possibilidades de respostas, divididas em gabarito e distratores.

 

Para saber mais sobre o que um bom item ENEM deve conter clique aqui.

Caso queira ter acesso a um banco com mais de 30.000 questões, com 11.000 itens no formato ENEM, incluindo itens inéditos:

 

Descubra aqui como podemos te ajudar

 

Falando ainda sobre o item ENEM, um ponto de atenção muito importante que deve ser repassado aos alunos são os distratores.

Os distratores indicam as alternativas incorretas à resolução da situação-problema proposta. Eles são respostas plausíveis, isto é, parecem corretos para aqueles participantes do teste que não desenvolveram a habilidade em questão (Haladyna, 2004).

Por esse motivo, na preparação de seus alunos para o ENEM não basta analisar se estão acertando ou errando os itens. Você deve analisar também quais distratores estão marcando, pois eles te mostram quais e de que forma os conteúdos precisam ser trabalhados.

 

Quer saber quais distratores seus alunos estão marcando e descobrir quais conteúdos trabalhar?

Converse com um de nossos especialistas e descubra como

Simulados ENEM:  O Segredo para o Sucesso

Para você conseguir desmistificar a prova do ENEM para seus alunos, não existe nada melhor do que partir para a prática.

Para praticar antes do exame, os simulados no formato ENEM são comprovadamente a melhor alternativa para preparação dos alunos.

Destacamos abaixo, 5 fatos que mostram os motivos que fazem dos simulados no formato ENEM, o segredo do bom desempenho da escola e dos alunos:

 

E na prática? Como efetivamente aplicar um simulado?

Separamos nossas 6 melhores dicas:

 

Veja o depoimento do especialista em Neurociência e Diretor Pedagógico do AppProva, Jorge Cascardo, sobre o assunto:

“Uma das perguntas mais frequentes que nos é enviada é: ‘como posso ajudar meus alunos para que tenham melhoras em seu desempenho no ENEM, com um instrumento simples de ser utilizado, fácil de ser elaborado e de baixo custo?’ A nossa resposta é simples e objetiva: utilize simulados online, elaborados por especialistas em questões do mesmo molde das do ENEM, classificadas por conteúdos e habilidades, com resultados utilizando a TRI que podem ser usados para orientar a melhora do nível de proficiência dos alunos.

Ainda não possui simulados no formato ENEM e correção via TRI em sua escola? Ainda dá tempo!

Quero simulados padrão ENEM e correção TRI

Como a nota do ENEM é calculada

maior dúvida em relação à prova do ENEM vinda dos alunos e, muitas vezes, até dos professores e gestores escolares, é sobre como a nota do ENEM é calculada.

Provavelmente você já deve ter ouvido algum aluno reclamar:

“Por que não obtenho a mesma nota se acerto a mesma quantidade de questões que outra pessoa?”

A TRI (Teoria de Resposta ao Item), método pelo qual a prova do ENEM é corrigida, surgiu para substituir a TCT (Teoria Clássica dos Testes). O objetivo era criar uma escala comparável de notas para que, mesmo fazendo testes diferentes, fosse possível comparar as notas de maneira consistente.

Dessa forma, após realizar um teste, podemos garantir que essa nota será a “credencial” dos estudantes naqueles conteúdos, e que qualquer pessoa poderá interpretá-la, sem precisar saber qual teste você fez.

Para te ajudar a entender melhor esse método e a responder todas as dúvidas dos alunos, nossa equipe pedagógica preparou um Guia Definitivo da TRI que vai te responder se:

 

Clique na imagem abaixo para fazer o download gratuito do Guia:

Nota de corte do ENEM

Uma das preocupações principais dos alunos nesse momento é saber quanto terão que tirar para serem aceitos no curso e na faculdade com que tanto sonham!

Por isso, trouxemos para você as menores e maiores notas de corte para o ingresso em cada curso, de acordo com o Sisu do ano de 2015.1.

De posse dessas informações, você poderá orientar e estimular seus alunos para direcionar os estudos de acordo com a nota do curso que almeja.

Clique na figura abaixo para acessar a menor e a maior nota de corte por curso no país:

Mas como orientar os alunos utilizando esses dados?

Um exemplo: seu aluno sonha cursar Engenharia Química.

Com os dados acima, você pode dizer a ele que, para conquistar a vaga no sonhado curso, ele precisa tirar pelo menos 679 pontos.

Dessa forma, aplicando simulados no formato ENEM, com correção via TRI, até a data do exame, seus alunos terão previsibilidade em relação ao desempenho. Além disso, poderão identificar pontos de melhoria para ingressarem no sonhado curso de graduação.

Veja como fazer uma preparação de sucesso nos meses que antecedem o exame:

Conteúdos mais cobrados no ENEM

A equipe pedagógica do AppProva preparou um material que mostra quais conteúdos foram mais cobrados no ENEM desde 1998.

Eles estão separados por grandes áreas e disciplinas, além de estarem relacionados às habilidades correspondentes.

Dica do Neurocientista e Diretor Pedagógico do AppProva Jorge Cascardo:

"Faça o download gratuito do material, veja quais conteúdos foram mais cobrados em cada disciplina, quais habilidades estão relacionadas e direcione os esforços de preparação nessa reta final"

Clique na imagem abaixo para fazer o download gratuito

Cronograma de Preparação para o ENEM

Elaboramos um Cronograma de Preparação com oportunidades e conteúdos gratuitos para você trabalhar com seus alunos em sua escola.

Toda semana, até o dia do exame, a equipe do AppProva vai te dar várias oportunidades de preparar seus alunos e sua escola para o ENEM. Confira:

Agosto:

 

Setembro:

 

Outubro:

 

Baixe o cronograma completo aqui!

 

Novidades

 

Dicas para repassar aos alunos sobre o dia da prova

 

Cartão de Confirmação

 

O cartão de confirmação de inscrição estará disponível para impressão na página do Participante, com as seguintes informações:

 

Para obter o cartão, o participante deve acessar o endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante. É preciso informar CPF e senha.

 

 

Como serão as provas

 

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.
Confira os dias das provas:

5 de novembro de 2016 (sábado)

 

Tempo para as provas: 4 horas e 30 minutos.

 

 

6 de novembro de 2016 (domingo)

 

Tempo para as provas: 5 horas e 30 minutos.

 

 

No dia da prova

 

Os portões de acesso são abertos às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília.

Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário de Brasília), já que é proibida a entrada após o fechamento dos portões.

Depois que os portões fecharem, às 13h, uma série de procedimentos de segurança é realizada. As provas têm início às 13h30.

IMPORTANTE!

 

 

Notícias 

 Oito em cada dez jovens concordam com nota de corte do Enem para Fies

 Comitê do MEC discute reformas no currículo do ensino médio - Caso queira saber mais sobre a Base Nacional Comum Curricular, clique aqui.

 USP aprova aumento de 57% nas vagas oferecidas pelo Sisu

 Currículo e financiamento são temas mais frequentes entre os projetos de lei no Congresso

‘Hoje, no Enem, não se avalia o ensino médio’, diz presidente do Inep. Professora Maria Inês Fini diz que vai fazer mudanças na prova

O AppProva vai te ajudar!

  • Banco com + de 30.000 questões

  • Simulados Online e Físico para sua escola

  • Resultados com correção e nota TRI

  • Relatórios automáticos de desempenho por conteúdos e habilidades

  • Avaliação contínua dos alunos

Converse com um de nossos consultores e veja como podemos te ajudar nesse reta final!

Preencha o formulário e entraremos em contato.

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.